segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DDA- Disturbio de Déficit de Atenção

  Ocorre uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, a pessoa que apresenta esse disturbio, tenta se concentrar, mas as atividades do córtex pré-frontal diminuem em vez de aumentar, devido a deficiência do neuro transmissor "dopamina". O córtex pré-frontal manda sinais inibitórios para outras áreas do cérebro, sossegando os dados advindos do meio para que a pessoa possa se concentrar, se o córtex está hipoativo, ele não "desliga" as outras áreoa e estímulos em demasia bombardeiam o cérebro.
   Alunos com DDA ficam distraídas na classe, durante reuniões,enquanto ouvem, porque tendem a perceber outras coisas que estão acontecendo ao redor. Quanta mais a pessoa comDDA tenta se concentrar, pior a atividade do córtex pré-frontal, em vez de ligar, desliga, quanto mais pressão sobre um desempenho, menos eficiente. Por isso, a importância do elogio.
   Apresentam dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados, tendem a vagar, constantemente "se desligam", costuman a prestar atenção em novidades, coisas bonitas, estimulantes.
               CARACTERÍSTICAS DO DDA
   __Impulsividade: agem e falam sem parar, a impulsividade pode levar a condutas problemáticas como mentir, dizer o que vem na boca, roubos, gastos excessivos, depois a culpa.
  __ Busca do conflito: é inconsciente, uma maneira de estimular seu próprio córtex pré-frontal, não planejam o que fazem, negam o que fazem, entrar em desassossego ou ficar cantarolando são formas de autoestimulacão. Para "ligar seu cérebro" provocam confusões, se conseguirem que seus pais, professores, tornem-se agitados e gritem com eles, isso pode aumentar a atividade do córtex pré-frontal, eles se sentem mais sintonizados e acabam viciados em confusão.
 __Podem ser o palhaço da classe.
__Muitos projetos e não terminam nada.
__Mau humor e pensamentos negativos.
   Quando paramos de gritar, de oferecer o estímulo, diminui o comportamento negativo dessas crianças.

2 comentários:

  1. Realmente colega os alunos com Distúrbio de Déficit de Atenção encontram uma incompreensão no meio escolar e social pois são agitados não conseguem coordenar suas ações em questão de fixação por determinado momento da atenção e sendo chamados de palhaços, agitadores, e até com condutas problemáticas sociais. Adorei o nome do blog. Bjus

    ResponderExcluir
  2. OLá Alzira! ótimo texto!!!

    Tenho grande interesse por assuntos relacionados às funções mentais, principalmente os que se referem as barreiras na aprendizagem. Quando buscamos compreender melhor como funciona o sistema nervoso central, compreendemos os comportamentos e reações e, dessa forma, se torna mais viável apontar ações para auxiliar na aprendizagem....

    Um abraço, Vivi.

    ResponderExcluir